11_005
11_003
11_004
11_002
11_001

São Sebastião – SP

O projeto do Condomínio MATA AZUL, sua implantação, partido arquitetônico e soluções construtivas foram definidos por um estudo minucioso do ambiente, feito por uma equipe especializada, da qual foi o consultor Valdir Mantovani. Assim, foram identificadas as áreas mais degradadas, passíveis de ocupação, e aquelas com maior nível de conservação, ensejando sua proteção, bem como definidos os critérios de intervenção nas áreas mais favoráveis.

Concebido dessa forma, o projeto pretendeu alterar o padrão de ocupação de nosso litoral, no sentido de torná-lo condizente com o nosso patrimônio ambiental e paisagístico.

O projeto previu 115 unidades habitacionais distribuídas em 20 apartamentos, 74 apartamentos tipo “Villages” e 21 casas isoladas, ocupando uma área de 6,2 há num terreno com outros 6 há de reserva florestal na Praia de Maresias, uma das regiões de maior movimento comercial e turístico do município de São Sebastião, no litoral norte paulista. As casas isoladas, construídas no local mais conservado, dentre os passíveis de ocupação, foram objeto de uma metodologia inovadora, que seguiu uma delimitação de possíveis pequenas clareiras no  campo, feita a priori do projeto.

A Eco-Urbe desenvolveu os projetos desde sua concepção até o nível executivo, em parceria com a Ofício Arquitetura. Projetou inclusive os canteiros de obra, com o objetivo de torná-los minimamente impactantes.

Este projeto foi exposto na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 1997 e recebeu o Prêmio Top de Ecologia da Associação dos Dirigentes de Venda do Brasil – ADVB em 20o2.

11_005 11_004 11_003 11_002